Na Europa sustentabilidade só pode ser anunciada de forma objetiva e verificável

Em 11 de maio de 2023, o Parlamento Europeu inseriu alterações nas Unfair Commercial Practices Directive (DPCD), ou seja, aprovou uma nova lei que facilitará aos consumidores a escolha de produtos sustentáveis.

A lei proíbe as empresas de usar termos como “natural”, “amigo do ambiente” ou “verde”, a menos que possam comprovar essas alegações com evidências. A lei exige que as empresas tornem seus produtos mais duráveis e reparáveis. Isso ajudará a reduzir o desperdício e proteger o meio ambiente.

Também proíbe de fazer alegações ambientais enganosas, desta forma, as empresas não podem declarar baixo impacto ambiental de seus produtos se essas declarações forem baseadas apenas em compensação de carbono. Isso porque, os esquemas de compensação de carbono são uma forma de compensar as emissões de gases de efeito estufa, mas nem sempre são eficazes. Como exemplo, plantar árvores para compensar as emissões de CO2 porque levam muito tempo para neutralizar totalmente seu impacto de carbono.

A lei também exige que as empresas tornem seus produtos mais duráveis e reparáveis. Isso significa que as empresas terão que projetar produtos mais fáceis de consertar e terão que disponibilizar peças de reposição por mais tempo. Isso ajudará a reduzir a quantidade de resíduos criados quando os produtos se quebram.

Como resultado das novas propostas, o Parlamento Europeu visa encorajar as empresas a abandonar os esquemas de compensação de carbono e, em vez disso, trabalhar para fornecer alternativas sustentáveis aos seus produtos que prejudicam o meio ambiente. Um exemplo de como isso pode ser implementado é a companhia aérea EasyJet, que agora abandonou completamente os esquemas de compensação para iniciar pesquisas sobre combustível de aviação sustentável ou motores movidos a hidrogênio.

Progresso sustentável genuíno em vez de greenwashing

A lei proposta em março de 2022 e aprovada em maio de 2023 gerou preocupação de que as empresas deixem de investir em atividades sustentáveis já que palavras-chave como “natural” e “eco” serão “banidas” e não fará mais sentido se gabar ou lucrar com elas. No entanto, a ideia é fazer o real mercado de produtos sustentáveis avançar. “A selva de falsas alegações ambientais terminará, pois apenas alegações ecológicas certificadas e fundamentadas serão permitidas”, disse a relatora Biljana Borzan (S&D, HR) após a votação do Parlamento da UE em 11 de maio sobre a proposta.

O Parlamento Europeu visa encorajar as empresas a abandonar os esquemas de compensação de carbono e, em vez disso, trabalhar para fornecer alternativas sustentáveis aos seus produtos que prejudicam o meio ambiente.

Desta forma, as marcas de moda podem ser mais propensas a usar materiais sustentáveis, como algodão orgânico ou poliéster reciclado, para atender aos requisitos da lei. Além disso, terão que ser mais cuidadosas com o design para torna-los mais duráveis e, ainda, que sejam fáceis de consertar. Isso pode envolver o uso de materiais com mais qualidade e duráveis, facilitando a desmontagem dos produtos e com instruções claras sobre como repará-los.

No geral, espera-se que a lei europeia contra o greenwashing tenha um impacto positivo na sustentabilidade da indústria da moda. Isso tornará mais difícil para as empresas fazerem alegações ambientais enganosas, o chamado greenwashing e incentivará as empresas a fabricar produtos mais sustentáveis.

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