A Vestô, marca associada da Abrimos, produz roupas orgânicas e sustentáveis com base em fibras e tingimentos naturais. Neste artigo, a empresa destaca a influência das cores em nosso cotidiano e também indica como os processos de tingimento pode ajudar na proteção do planeta.
As cores das nossas roupas contribuem para o nosso bem-estar
As cores que usamos são capazes de nos proporcionar inúmeros sentimentos. Em 1810, Goethe publicou a “Teoria das Cores”, onde investiga o que as constitui e qual efeito exercem sobre o ser humano.
A cor é um elemento importante no processo de comunicação e um componente com grande influência no nosso cotidiano, interferindo nos sentidos, emoções e decisões. Em estudos e pesquisas relacionados à influência das cores nas nossas vidas, constatou-se que elas emitem ondas eletromagnéticas que conseguem nos influenciar estimulando-nos com diferentes sensações. Alguns pesquisadores também afirmam que o poder das cores também impactam o campo vibratório humano influenciando o nosso campo energético.
Além disto, a identificação dos tons é subjetiva, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como vermelho, amarelo e laranja são dinâmicas e estimulantes; já as cores frias como azul, roxo e verde, são suaves e estáticas, conferindo propriedade calmante.
O tingimento natural de tecidos é uma técnica ancestral utilizada por inúmeros povos. Achados arqueológicos do Egito Antigo revelaram material tingido de índigo datado de 2.500 anos A.C., além de um cinto tingido com raiz de rúbia encontrado em Tebas, na tumba de Tutancâmon, que morreu em 1.352 A.C (Jenny Dean, “Wild Color”).
Com a chegada da era industrial, tanto o setor têxtil quanto as técnicas de tingimento foram aos poucos sendo substituídos pelas novas tecnologias, assim como os corantes utilizados passaram a ser sintetizados e popularizados. O tingimento sintético de roupas por exemplo, ocupa o 10.º lugar na lista dos piores poluentes do mundo (“The World’s Worst Pollution
Problems 2016: The Toxic Beneath Our Feet”). Os corantes artificiais contêm metais pesados, sendo estes os principais resíduos descartados pela indústria têxtil.
Estima-se que o tingimento convencional de roupas é responsável por 20% da poluição da água no mundo.
Em contrapartida, no tingimento natural, utilizamos raízes, cascas, sementes, folhas e flores para obtermos cores naturais para as roupas. Esta técnica nos permite alcançar cores únicas para você usar e ainda te conecta com a natureza através do teu vestir. Também, o trabalho artesanal e manual promove variações de tons tornando cada peça única, além de valorizar a biodiversidade, a agricultura sustentável e os pequenos produtores. Assim, optar pelo tingimento natural é valorizar a Vida no planeta e a de cada um de nós. É ser abraçado e surpreendido pelos tons que a natureza nos proporciona, colorindo o nosso vestir e valorizando a potência de cada elemento da natureza.
Saiba mais sobre nossos tingimentos naturais e adquira nossas roupas orgânicas e coloridas pela natureza (clique neste link).