Agricultura familiar vai retomar cultura do cultivo do algodão em Itatuba - Paraiba

Empresa têxtil resgata cultura do algodão agroecológico em Agrovila

A Santa Luzia Redes e Decoração, empresa associada da Abrimos, apresentou à comunidade do Projeto Agrovila Águas de Acauã, localizada na zona rural do município de Itatuba, na Paraíba, a oportunidade de retomar a cultura do algodão agroecológico na região.

O Projeto Agrovila Águas de Acauã é considerado uma reparação histórica às famílias que há mais de 20 anos foram impactadas pela barragem Argemiro de Figueiredo (Barragem de Acauã) que inundou a região provocando a migração.

“Comemoramos junto com a comunidade o seu direito de voltar a produzir em sua própria terra. Nossa proposta é que os agricultores recebam um dos melhores pagamentos por quilo de algodão agroecológico do país”, declarou Armando Dantas, diretor executivo da Santa Luzia.

Segurança alimentar, sustentabilidade econômica e inclusão social

A área de plantio do algodão branco agroecológico é de 20 hectares. O campo foi semeado em 17 de maio. A previsão é de colheita de 20 toneladas de algodão de agosto a setembro. Depois de beneficiado, o algodão será transformado em fios e tecidos que se tornarão redes, mantas, almofadas, entre outros produtos têxteis decorativos da Santa Luzia, empresa com sede em São Bento, também na Paraíba.

Plantio de algodão agroecológico em Itatuba - Paraíba

O agricultor Osvaldo Bernardo, que é também coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), disse que a comunidade da Agrovila estava focada em plantar comida para garantir soberania alimentar. Foi a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) que esclareceu que o cultivo do algodão agrológico é consorciado com outros alimentos como milho e feijão.

Desta forma, a cultura em Itatuba agora vai além da subsistência. O algodão surge como oportunidade de geração de renda, pois tem contrato de compra garantida com a Santa Luzia. Com isso, a comunidade comemorou a possibilidade de trabalho com perspectiva de desenvolvimento econômico.

O algodão agroecológico na Agrovila Águas de Acauã é, além de um resgate cultural, uma ação de inclusão social que traz dignidade e uma nova proposta de vida para estas famílias. “Para mim esse momento é uma grande realização como ser humano. Agradeço a Deus por esta oportunidade de cumprir a nossa missão de expandir o cultivo do algodão na Paraíba em parceria com os agricultores”, concluiu Dantas.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments