Loja WSO Friend of the Earth com marcas brasileiras

ApexBrasil e Embaixada visitam loja de moda sustentável em Milão

Já falamos sobre a loja em Milão que abriga quatro marcas brasileiras de moda sustentável (confira neste link). A boa notícia é que o espaço foi visitado durante a Milan Design Week por Jorge Viana, diretor da Agência de Promoção dos Produtos Brasileiros (Apex-Brasil) e pelo embaixador e cônsul geral do Brasil na Itália, Embaixador Hadil da Rocha Vianna.

A loja Friend of the Earth, na Galleria Passarella, é a flagship da The World Sustainability Organisation (WSO), que abriga as marcas de moda sustentável Demodê, Celeste, Natural Cotton Color e Tróppica, todas associadas da Abrimos. Paolo Bray, fundador e diretor da WSO, recebeu a Apex-Brasil, agência que apoia e promove os setores produtivos que buscam a exportação de seus produtos. Com 25 anos de existência, a Apex-Brasil também trabalha com a busca de investimentos para o Brasil.  Importante ressaltar que a loja têm apoio do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira — Texbrasil — resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT e da ApexBrasil.

Durante a visita foi realizada uma entrevista por Bray com perguntas para Viana e para o cônsul. O diretor da Apex-Brasil deu detalhes sobre o apoio da agência em Milão. “Neste caso aqui (loja Friend of the Earth) nós temos marcas de moda, algumas do Nordeste brasileiro, que trabalham com talento o algodão colorido orgânico e agregam comunidades simples, que fazem artesanato. O algodão e o artesanato são ricos para nós, por isso têm apoio específico da Apex-Brasil. Esperamos inclusive que cresça, porque o artesanato brasileiro tem um potencial enorme para desenvolvimento”, disse.

Diretor da Apex-Brasil e embaixador do Brasil na Itália visitam loja de moda sustentavel em Milão.
Na foto, da esquerda para a direita: diretor da agência Apex-Brasil, Jorge Viana, Paolo Bray, diretor do WSO, e embaixador do Brasil na Itália Hadil da Rocha Vianna. Eles estão na frente da loja de moda sustentável em Milão.

A certificação Friend of the Earth e Friend of the Sea

Bray também abordou o tema das certificações com o diretor Viana, que as marcas brasileiras exibidas têm o selo. Viana confirmou que o consumidor tem exigido informações sobre a produção e se há algum tipo de exploração social ou mesmo que cause algum dano ao meio ambiente. “Vocês (Friend of the Earth), que trabalham com a busca dessa sustentabilidade nos produtos, certamente estão trabalhando em um mercado novo que nós abrimos”, disse. O diretor afirmou que a própria Apex-Brasil atualmente está repensando como pode intensificar ações em que pese o lado social, o lado ambiental e a governança.

Ao embaixador Hadil da Rocha Vianna foi perguntado sobre o apoio do consulado à comunidade brasileira na Itália. “Nós vamos além de emitir documentos para os cidadãos. Temos contato estreito com as associações que agem em favor de pessoas desvalidas. Além disso, o Consulado desenvolve atividades de promoção do comércio e dos investimentos em parceria com a Apex-Brasil. Para isso há um setor que chamamos Cecon, além do trabalho de divulgação cultural. “Há planos do consulado promover intercâmbio Brasil-Itália, em particular iniciativas destinadas a promover práticas sustentáveis”, destacou.

De acordo com o cônsul, a sustentabilidade abrange uma série de setores do governo. E o consulado trabalha seguindo todas essas políticas. Ele explica que, na Europa em geral, o fornecedor brasileiro terá sempre que estar atento e apresentar a sustentabilidade do produto. Ele exemplifica que não só em Milão, mas em outras cidades do Norte da Itália. “A preocupação é constante. O consumidor observa e questiona se o produto exposto cumpre com normas de sustentabilidade, se está certificado. Isso vale para o calçado, para o couro, vale para os cosméticos e para moda”, disse.

O trabalho do consulado é alertar que o Brasil tenha consciência de que, para vender o produto, ele tem que ser sustentável. “Então eu fico muito feliz de poder participar de todo esse esforço em prol da sustentabilidade. Produzir com sensibilidade aos temas de proteção ao meio ambiente ou sistemas sociais com respeito ao trabalhador”, concluiu o cônsul.

Na entrevista, todos concordaram que Milão é o endereço maior para o design mundial, e o Brasil deve estar na disputa desse mercado e a ApexBrasil, obviamente, cumprindo sua missão de promoção. “Desta forma, vamos continuando trabalhando juntos”, reforçou Bray encerrando o encontro. “A união faz a força. Esse é o nosso princípio. Espero continuar com a colaboração nos próximos meses”, finalizou.

Participe da Abrimos. Entre em contato neste link.

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