A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) patrocinou as marcas brasileiras que participaram do desfile de Moda Sustentável “Beyond the Claim”, ocorrido em Milão no último dia 23 de setembro. O evento da World Sustainability Organization (WSO), responsável pela certificação Friend of the Earth, foi realizado no palacete histórico SIAM 1838 e contou com a participação de compradores, jornalistas e influenciadores da moda.
O desfile de marcas brasileiras em Milão foi uma oportunidade para mostrar ao mundo o que as marcas brasileiras estão fazendo para promover a moda sustentável.
Em 2020, Friend of the Earth estabeleceu uma certificação sustentável para a indústria da moda. O selo identifica práticas verdes que envolvem toda a cadeia produtiva: desde a pesquisa e processamento de matérias-primas, até às condições de trabalho, logística e instalações de embalagem. Práticas que resultam na redução do impacto ambiental e do desperdício.
O desfile foi uma oportunidade para as marcas brasileiras apresentarem suas coleções sustentáveis para um público internacional. As marcas participantes foram:
Demodê: A marca cria roupas com estampas que priorizam o conforto, respeitando a diversidade dos corpos com algodão orgânico e renda artesanal do Nordeste brasileiro.
Celeste: Desenvolve moda praia com tecido biodegradável e tecido reciclado. Estampas digitais exclusivas reduzem o consumo de água em 95%. A produção local fortalece economicamente as comunidades.
Natural Cotton Color: Moda atemporal, produzida em alfaiataria com algodão orgânico nas cores bege e marrom natural. Suas criações fortalecem a cultura do algodão na Paraíba e preservam o artesanato local.
Pacoa Eco: Investe na moda circular desenvolvendo calçados com fibras de banana e algodão reciclado. A produção gera renda para pequenos produtores e grupos de artesanato.
Tropicca: Tecidos e calçados feitos com fibras naturais como algodão, linho e juta feitos em tear manual por artesãos de sua comunidade.
O desfile foi um sucesso e representou um marco significativo para a moda sustentável brasileira. O evento mostrou que o Brasil está se consolidando como um importante player no mercado global da moda sustentável. Em resumo:
Aumentou a visibilidade das marcas brasileiras no mercado internacional: a visibilidade é um fator importante para o sucesso de uma marca no mercado internacional. Quando uma marca é conhecida e reconhecida, ela tem mais chances de atrair compradores e investidores estrangeiros.
Gerou oportunidades de negócios para as marcas participantes: a participação em eventos internacionais é uma oportunidade para as marcas brasileiras encontrarem novos parceiros e ampliarem sua rede de contatos e gerarem oportunidades de negócios internacionais.
Contribuiu para a promoção da moda sustentável no Brasil e no mundo: o desfile foi uma oportunidade para promover a moda sustentável brasileira e para inspirar outras marcas a adotarem práticas sustentáveis. A moda sustentável é um movimento global que busca reduzir o impacto ambiental e social da indústria da moda.
Fortalecimento da cadeia produtiva da moda sustentável brasileira: o desfile ajudou a promover o trabalho de pequenos produtores e artesãos brasileiros que trabalham com materiais sustentáveis. Desta forma, quer chamar a atenção do público para os impactos sociais da indústria.
O patrocínio da ApexBrasil foi fundamental para a presença das marcas na Semana de Moda de Milão para que elas continuem trabalhando para expandir sua presença no mercado internacional e aumentar suas vendas.