A convite da ApexBrasil, ela apresentou a jornada para a internacionalização da marca Natural Cotton Color que produz roupas com algodão colorido orgânico da Paraíba. A apresentação destacou o papel fundamental da moda para o desenvolvimento local. “Com o apoio adequado, a indústria da moda pode continuar a prosperar e a contribuir significativamente para a economia do Estado”, disse.
Outro fator importante de desenvolvimento econômico é o fazer artesanal. Em suas peças se destacam o Labirinto de Ingá – Patrimônio Imaterial do Estado, além da renda renascença produzida em Monteiro. O presidente da ApexBrasil destacou a importância da Paraíba no contexto do comércio nacional e internacional. “A própria Unesco está querendo transformar Monteiro em um endereço do mundo. Isso é o talento desse povo. Dessa terra que tem esse projeto todo para o turismo – que vai desde muitos espaços que tem no interior até o litoral. É uma coisa extraordinária. A Paraíba pode ser, cada vez mais, o endereço dos brasileiros e das brasileiras e de gente do mundo inteiro”, declarou o presidente da ApexBrasil.
“O Nordeste tem um potencial enorme, mas ainda exporta pouco. Tem muita qualidade, por isso vamos ter um olhar especial para esta região. Tenho certeza que haverá uma grande sinergia entre o Governo da Paraíba e ApexBrasil”, disse.
Francisca, que prepara a coleção para o lançamento na Milan Fashion Week, destacou a importância de valorizar a cadeia produtiva para garantir sustentabilidade do negócio, desde o contrato de compra garantida até o pagamento justo para manter o agricultor engajado no cultivo do algodão colorido orgânico da Paraíba — base de suas criações em moda feminina e masculina.
Francisca esteve presente na ALPB com o prefeito de Ingá Robério Burity e Pryscilla Dora, do Instituto de Aceleração (IA). Também participaram da audiência o deputado Chico Mendes que propôs a audiência pública; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP), Rômulo Polari Filho; o empresário Irineu Munhoz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), a secretária de Estado do Turismo, Rosália Borges Lucas, além de representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP); e do SEBRAE-PB.